O mais queridinho sistema de gestão da was já está disponível para experimentar agora. Experimente grátis por 7 dias.

Nosso blog

O que é hospedagem? Quais são exatamente os recursos que precisamos ficar atentos?

Cleison Douglas Macêdo Barbosa 18/04/2020 00:50

É claro que você já acessou um site: isso nos dias atuais não é uma opção. É simplemesnte um jeito de existir. Você já deve ter comprado nas grandes redes de varejo, já deve ter acessado as últimas notícias de coronavírus. Isso tudo, precisa estar armazenado em um lugar. Isso mesmo, gostamos muito de uma analogia que vamos explicar hoje para vocês:

Imagine que precisamos ir na sua casa para pegar um livro. Imagine que não sei aonde você mora, não tenho referências… Precisaremos então do seu endereço, esse endereço é basicamente a forma como vamos utlizar para chegar até sua casa. O endereço na analogia e na internet é o seu domínio, ou seja, www.mercadolivre.com.br ou www.wasoftware.com.br. Isso é pago e você pode comprar com qualquer empresa, inclusive as empresas que oferecem hospedagens. Bom, esse é nosso próximo assunto:

Imagine que pelo seu dominio, ops, pelo seu endereço chegamos em sua casa. A primeira meta foi cumprida, agora precisamos entrar na sua casa para pegar o livro, o espaço que usamos para entrar em sua casa, ainda na analogia, é a hospedagem. Ela vai permitir que assim como você usou o terreno para construir as paredes e os muros, possamos criar o site da sua empresa ou do seu projeto. Então, o terreno da sua casa é a hospedagem e como todo terreno há variações, preços, qualidade e muito mais. 

Ainda não terminamos… as paredes que criaram sua casa é o que construimos hoje: o site/app/projeto. Tudo isso permite que concluímos um único projeto. Tudo isso, nessa ordem é obrigatória para que seu projeto em núvem seja construído. 

E como funciona? Quais são as variações?

Então, os terrenos… ops, as hospedagens oferecem hoje mais do que simplesmente terra. Na tecnologia há “n” opções de escolha e saber a maioria delas pode influenciar no seu preço e na sua necessidade. Um exemplo simples é: Você precisa de e-mails profissionais? Eita.. rsrs Esse é um assunto importante, pois vamos entrar em outro assunto também extenso, mas que vamos abordar com mais complexidade em um outro momento. Mas, basicamente o e-mail profissional proporcione que você crie um e-mail ou vários e-mails com @seudominio. Isso passa credibilidade com seus projetos e permite armazenar os dados em uma hospedagem paga que permite backup e a proteção de seus dados. Isso é importante, não? Pois é. E isso pode ser um diferencial para cada projeto. Então, muitas outras opções ainda temos à discutir. Fizemos uma relação, acompanhe com a gente:
  •  Espaço no disco: Essa funcionalidade é basicamente permite limitar o tamanho de espaço que você têm para armazenar seus arquivos, sites, e-mails e muito mais. Entretanto, existem divergências de hospedagens em cada empresa. E isso vamos explicar nos próximos dias. Mas o importante nesse momento é saber que se você precisa armazenar arquivos, upload de videos, filmes, músicas, pdfs e muito mais, você precisa ter cuidado. 50 GB ou 100 GB não são suficientes. Então, esse é um quesito importante para você.
  • Quantidade de e-mails: Se você têm muitos funcionários, setores e necessidade… vai ser muito importante ter certeza que você não será cobrado à mais se houver um restrição de quantidade de e-mails. Por isso, esse é um recurso muito importante. 
  • SSL: Esse é um certificado que permite que seu site seja protegido. Seja ele de qualquer importância e necessidade. Esse é um dos poucos recursos que qualificamos como indispensáveis. Vamos abordar com mais calma, mas não exite. 
  • Banco de dados: Existe limitações assim como espaço, na criação de apps e ferramentas tecnologicas é indispensável uma quantidade maior de banco de dados para que consiga realizar testes, backups e outros indices. Por isso, 4 é número mínimo de acordo com nosso levantamento. Então fique esperto.
E muitas outros, que vamos abordar em breve. Fica ligado e até a próxima. ; )
Compartilhe nas redes sociais:

Nossos posts

Avaliação do artigo:
5/5

Deixe seu comentário : )

Newsletter

Você pode participar do novo. Faça isso.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Leia outros posts