O mais queridinho sistema de gestão da was já está disponível para experimentar agora. Experimente grátis por 7 dias.

Nosso blog

Microsoft dá mais um passo para matar a velha interface do Windows

Douglas Barbosa 10/11/2020 18:32

A Microsoft está dando mais um passo para acabar de ver com a “velha” interface do Windows, um resquício do Windows XP, e adotar o layout e design mais modernos nos quais vem trabahando desde o Windows 8, lançado há oito anos.

Um destes resquícios é o Painel de Controle, mas não por muito tempo. Segundo o site MSPowerUser, as versões mais recentes do Windows 10 disponíveis aos “Insiders”, usuários que ajudam a Microsoft a testar novos recursos do sistema antes do público geral, estão bloqueando o acesso a certas áreas do painel e redirecionando o usuário para as seções equivalentes no app moderno, chamado Configurações.

O redirecionamento é feito de forma extensiva. Não só os atalhos no Painel de Controle em si são redirecionados, como também os originários de menus de contexto, ou mesmo aqueles usando os CLSIDs, “chaves” globais que identificam um objeto no sistema.

A mudança ainda não é completa, mas os primeiros passos podem ser vistos mesmo em versões públicas do Windows. No Windows 10 20H2, lançado no início de outubro, um clique em Sistema, dentro de Painel de Controle / Sistema e Segurança, abre a janela moderna em Configurações / Sistema / Sobre. Mas um clique em Opções de Energia no Painel de Controle ainda abre a interface antiga.

Oito anos é um longo tempo para completar uma mudança de interface, mas a Microsoft é conhecida pela sua cautela para evitar perturbar o imenso ecossistema de aplicativos que dependem de seus softwares, lição que aprendeu a duras penas na transição do Windows 7 para o Windows 8.

Reprodução

Design mais moderno e consistente

Em maio deste ano a empresa anunciou que iria “reinvestir” no Windows 10, com o objetivo de oferecer aos usuários uma experiência mais moderna e consistente. Um dos frutos desta decisão parece ser um conjunto de mudanças na interface do sistema, projeto que está sendo liderado por Panos Panay, “pai” do Surface.

Segundo rumores as mudanças incluem novas experiências” centradas no Menu Iniciar e Action Center, uma barra de tarefas atualizada e construída com código moderno, e uma nova interface para o Explorador de Arquivos.

Fontes também indicam uma maior adoção da API WinUI na interface e aplicativos inclusos com o sistema, e afirmam que mais apps legados serão atualizados para ter suporte ao modo escuro, para tornar a aparência e comportamento de interface mais consistente neste modo.

Estas mudanças devem chegar aos usuários no final de 2021.

Fonte: MSPowerUser

Newsletter

Você pode participar do novo. Faça isso.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Leia outros posts