O mais queridinho sistema de gestão da was já está disponível para experimentar agora. Experimente grátis por 7 dias.

Nosso blog

Gmail lança funcionalidade que facilita o acesso aos contatos

Douglas Barbosa 24/11/2020 17:11

Os usuários que possuem conta no Gmail já devem ter utilizado – ou pelo menos reparado – na barra presente na lateral direita do serviço. É lá que se pode encontrar a agenda, notas e tarefas. Para facilitar ainda mais sua utilização, o Google planeja implementar um novo recurso, chamado “Contatos”.

Com essa adição, que se junta às outras funcionalidades da lateral direita, os usuários podem ver informações detalhadas de seus contatos ao lado das mensagens. A implementação é uma melhoria em relação aos pequenos cartões que normalmente são exibidos quando os utilizadores passam o mouse sobre um contato.

Reprodução

Usuários têm à disposição uma série de informações de seus contatos. Foto: Google/Divulgação

Na nova versão, ainda será possível verificar as mesmas informações disponíveis anteriormente. No entanto, há a adição de dados como números de telefone, endereços, local de trabalho e até as pessoas com quem trabalha – isso se essas informações forem adicionadas, obviamente.

A novidade começou a ser implementada, mas deve chegar de fato para todos os usuários em até duas semanas. Para saber se o Gmail recebeu o recurso, basta olhar para a barra da lateral direita e procurar pelo símbolo dos contatos.

Novas configurações de privacidade

O Google anunciou um novo recurso de privacidade no Gmail que reduz consideravelmente a coleta de dados relacionados aos e-mails dos usuários. Em troca, o Gmail deixa de oferecer recursos inteligentes como Smart Compose e as caixas de entrada prioritária, de promoções e social.

O Gmail ganhou uma série de funcionalidades ‘smart’ ao longo dos últimos anos, incluindo categorização automática de e-mails, textos escritos por inteligência artificial e detalhes de passagens aéreas e compras. Por um lado, o Google diz que são facilidades para quem usa seu e-mail. Por outro, defensores de privacidade online questionam a coleta e uso dos dados pessoais para que essas funcionalidades sejam aproveitadas.

Para o Gmail oferecer detalhes do seu voo, ele tem acesso ao texto dos e-mails que você recebe: ou seja, os robôs do Google leem suas mensagens.

A partir de agora será possível abrir mão de todos os recursos especiais e continuar usando o Gmail como um e-mail comum. O Google vai adicionar uma nova configuração nas preferências do usuário permitindo que ele desative essas funcionalidades. Um alerta questionará se o usuário deseja prosseguir sabendo que nem tudo funcionará como antes, e que é possível reativar no futuro.

Via: Android Police

Newsletter

Você pode participar do novo. Faça isso.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Leia outros posts