Newsletter
Você pode participar do novo. Faça isso.
Até hoje foram [...] casos confirmados do COVID-19 no Brasil. Ajude a reduzir a curva de contágio, fique em casa e saiba como se prevenir.
A partir de 18 de janeiro de 2021, as extensões disponíveis na Chrome Web Store serão mais transparentes com os seus usuários em relação ao uso de dados privados. Segundo o que foi divulgado pelo blog Chromium, da própria empresa, desenvolvedores terão de explicar quais dados serão coletados e como eles serão utilizados, uma vez que o usuário faça o download de uma extensão.
“A página de detalhes de cada extensão na Chrome Web Store mostrará informações fornecidas pelo desenvolvedor sobre os dados coletados pela extensão, em linguagem clara e de fácil entendimento”, cita a postagem do blog. A medida faz parte da série de mudanças que a gigante da internet está promovendo para incluir mais transparência em seus dados.
Extensões do Chrome terão de ser mais transparentes a partir de janeiro de 2021. Créditos: Shutterstock/Reprodução
A gigante da internet também informa que a atualização limitará o escopo do que os desenvolvedores poderão fazer com as informações dos usuários a fim de evitar o uso indevido. Estarão proibidas as ações de uso ou transferência de dados para filtros de anúncios publicitários, para verificações de crédito ou empréstimos financeiros e a revenda de informações para empresas terceiras.
Além da transparência e clareza quanto ao uso de dados, a guia de privacidade do painel do desenvolvedor deverá exibir um selo, a ser concedido pelo Google após uma avaliação, que comprove a conformidade com a nova política de uso de dados.
Caso descumpram as novas exigências, os desenvolvedores e extensões serão descartados da Chrome Web Store.
Anteriormente, o Google fez alterações nas políticas da Play Store em relação ao sistema de pagamentos nos aplicativos, tornando mais clara a sua implementação.